Geralmente, associamos desgaste físico a trabalho braçal, pesado. No entanto, para quem trabalha em escritório, passar horas em frente a um computador, em uma posição nada confortável, também pode causar prejuízos à saúde. Ao final do dia, a sensação é de que os músculos estão presos, e as articulações, rígidas.

Alguns exercícios, durante o horário de trabalho, podem fazer toda a diferença!

Eles são simples e discretos, ajudam na circulação sanguínea e relaxam. Mesmo para quem se exercita, eles são importantes, já que essas horas sem alongamento podem desfazer todos os ganhos conseguidos na academia. O ideal é se movimentar, pelo menos, a cada uma hora.

Confira 10 exercícios rápidos que vão melhorar muito a sua disposição!

1. Alongamento na cadeira

Tire os pés do chão, estique as pernas e mantenha os músculos contraídos. Repita o movimento quantas vezes conseguir. Ninguém perceberá que você está se exercitando! Se der, tente pegar as pontas dos pés e aproveite para alongar a coluna também.

2. Fila na ponta dos pés

Aproveite a fila para usar a impressora ou o banheiro para ficar na ponta dos pés. O mais adequado é repetir esse movimento 30 vezes. Se tiver muita gente olhando, vale também só permanecer nessa posição por algum tempo. Suas panturrilhas ficarão mais fortes, e você terá mais estabilidade.

3. Abdominal vertical

Tem um extenso relatório ou documento para digitar? Então, endireite a coluna, eleve seus joelhos acima da linha da cadeira e fique nessa posição o máximo de tempo que seu abdômen suportar. 

4. Exercício na escada

Esqueça o elevador! Precisa falar com um colega em outro andar? Vá pelas escadas. E que tal começar a usar o banheiro do andar de cima? Aproveite cada oportunidade que tiver para subir e descer degraus. Aos poucos, busque andares mais distantes. São exercícios rápidos que vão fazer toda diferença na sua vida!

5. Contrações discretas

Em sua cadeira, contraia os músculos dos glúteos. Se for possível, faça contrações rápidas. Caso haja muitas pessoas por perto e você não queira chamar atenção, vale apostar em contrações mais demoradas. Não se esqueça de usar toda a sua força.

6. Hora de girar

Para soltar os músculos das costas, gire a cintura para a esquerda e fique nessa posição por alguns segundos. Depois, repita o movimento girando para a direita. Tente fazer cinco repetições para cada lado.

7. Momento zen

Deixe as mãos sobre o colo, em posição de prece. Em seguida, empurre uma contra a outra. Esse movimento trabalhará peitoral, bíceps e tríceps, músculos bem esquecidos no dia a dia.

Leia também:  FG Marcas & Patentes e INTZ E-Sports: Uma parceira inédita no Brasil

8. Pescoço relaxado

No pescoço e na sua base, conhecida como trapézio, acumulamos muita tensão. Vale a pena dedicar alguns exercícios para essa área. 

Vire o pescoço de um lado para o outro lentamente. Na primeira vez, mantenha seus olhos paralelos ao chão, depois ligeiramente voltados para cima e, por último, voltados para baixo. Repita cerca de cinco vezes.

De tempos em tempos, gire o pescoço também, formando um círculo com a cabeça. Primeiro no sentido horário e, depois, no sentido anti-horário. Abaixe a cabeça e pressione-a levemente por trás com as mãos, e fique assim por alguns segundos.

9. Estica e puxa

Sempre que possível, dê aquela espreguiçada. Com os dedos entrelaçados, varie a posição dos braços: para cima, para frente ou para trás das costas. Estique também as pernas, movimentando as pontas dos pés. Você se sentirá muito melhor!

10. Almoço movimentado

Aproveite o tempo livre na hora do almoço para caminhar pelas ruas próximas à empresa. Algumas pessoas preferem fazer isso antes de comer; outras, depois. Perceba como isso é revigorante!

Com esses exercícios rápidos, você se sentirá muito melhor, acordará com mais disposição no dia seguinte e até vai aproveitar mais seu tempo na academia.

Gostou das nossas dicas? Conhece outros exercícios? Deixe seu comentário no post!