4 formas de investir em marketing com mais segurança

Investir em marketing é fundamental para que uma empresa tenha bons resultados. Mas não adianta fazer um investimento sem planejamento. É preciso traçar toda a estratégia de marketing de maneira segura. Afinal, ninguém quer que o investimento tenha um resultado contrário ao esperado, certo? 

Para te ajudar na gestão de sua empresa, vamos listar quatro atitudes que tornam o investimento em marketing mais seguro. Vamos lá?

1. Comece pelo plano de negócios

Antes de começar um investimento em marketing, é importante construir seu plano de negócios. Ele nada mais é do que todo o planejamento da sua empresa, que vai desde a definição do produto ou serviço a ser oferecido até os pontos de venda. 

É nesse plano que deve conter a missão e os valores de sua organização, além da descrição dos processos operacionais e do planejamento financeiro. Ele vai guiar todos os processos de sua empresa.

Você está se perguntando por que estamos falando sobre plano de negócios em um post sobre marketing? Simples! O plano de marketing deve estar previsto e compor o plano de negócios.

2. Elabore um planejamento de marketing

O ideal é que você faça um planejamento de marketing anual. A partir dele, é possível ter uma noção melhor do seu público-alvo, do mercado e da concorrência — além de poder clarear os objetivos de sua empresa. Por isso, plano de marketing e de negócios andam juntos.

Para elaborar o planejamento de marketing, é recomendado seguir um passo a passo padrão. Confira a seguir.

Análise SWOT

Esse tipo de análise também é conhecido como FOFA — cujas iniciais representam Forças e Oportunidades internas e Fraquezas e Ameaças externas. A partir do resultado, você poderá definir melhor suas estratégias.

Análise da concorrência e do mercado

Prestar atenção nas ações de marketing da concorrência também é importante para definir como vai agir para se destacar. Daí a necessidade de também estar por dentro das tendências do mercado.

Estudo sobre o consumidor

Conhecer o perfil e os hábitos de consumidores é fundamental para que sua estratégia de marketing seja eficiente. Afinal, conquistar potenciais clientes deve ser o foco de suas ações.

Definição de objetivos, metas e ações

A partir da missão, dos valores e dos objetivos gerais da empresa, você pensará nas ações estratégicas de marketing para alcançar metas. Nessa etapa, você pode prever, por exemplo, campanhas, eventos e produção de conteúdos diversos.

Leia também:  Como captar investidores para sua startup

Monitoramento

Não é problema nenhum repensar algumas estratégias do plano de marketing para melhorar os resultados. E perceber o que não vai bem, só é possível a partir do monitoramento.

3. Fique atento aos Ps do marketing

Já ouviu falar dos quatro Ps do marketing? São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Essas quatro palavras devem ser os pilares para você traçar qualquer estratégia de marketing — e elas precisam ser trabalhadas de maneira equilibrada.

O primeiro fator é a definição do que a empresa oferece, ou seja, o produto. Depois, qual o preço. Já a praça, se refere à colocação no mercado (a forma como os clientes chegam até você). A promoção não é no sentido de liquidação, mas sim no de promover a marca.

Levar em consideração esses quatro Ps é fundamental para que você estabeleça estratégias de marketing que sejam mais efetivas na conquista e fidelização de clientes.

4. Tenha uma identidade visual marcante

A identidade visual é o que faz com que sua marca seja reconhecida pelos consumidores. Afinal, diferentes empresas oferecem os mesmos produtos e serviços, mas algumas são mais marcantes do que outras.

Claro que a qualidade do que é oferecido tem um peso grande, mas a identidade visual também contribui para o bom posicionamento da sua marca.

Um cuidado que você deve ter é registrar sua marca antes de começar a investir na divulgação. Isso inclui o registro do logotipo e o nome da empresa, para garantir que não haja plágio. Fazer isso é tão importante, que existe uma lei para regulamentar todo o processo: a Lei de Propriedade Industrial – Lei 9279/96.

Gostou das dicas sobre como investir em marketing de maneira segura? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de mais informações como essas! Estamos no FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Google+!