Este conteúdo foi escrito pelo Matheus Santos, co-fundador da FriendsLab, empresa que integra estratégias digitais e inovação ao empreendedorismo para criação e alavancagem de negócios que transformam as vidas das pessoas. Em um momento onde existe um grande lançamento de algum produto imperdível por dia, é muito difícil se tornar, de fato, uma empresa inovadora. Afinal de contas, o que é preciso para trazer ao mundo uma ideia realmente inédita? E, além de tudo, o que falta no mercado que você pode trazer de forma pioneira?

Se essas dúvidas permeiam os seus pensamentos até agora, chegou a hora de encontrar respostas. No post de hoje, vamos mostrar o que é preciso fazer para se tornar referência em inovação por meio de uma marca forte. Continue a leitura e confira!

Faça a pergunta certa

Engana-se quem pensa que o princípio da criatividade está em encontrar novas soluções. Na verdade, ele está em descobrir novas necessidades. Como? Fazendo a pergunta certa! Por isso, o primeiro passo para constituir uma empresa inovadora é entender o que falta.

Esse princípio funciona tanto na hora de desenvolver um produto ou serviço quanto na hora de se planejar um negócio inteiro. É ele que vai dar o norte que você precisa para oferecer soluções sem precedentes.

Uma empresa inovadora precisa desenvolver uma solução real

Não tente enrolar o consumidor. Estamos na era da informação, qualquer tentativa de ludibriar o seu público-alvo pode ser facilmente desmascarada. Mesmo que não haja má fé nas suas ações, oferecer uma solução real é imprescindível para a imagem da sua marca.

Portanto, verifique se a sua proposta é realmente vantajosa ao seu target. Mais que isso, tenha certeza de que nenhuma outra marca pode oferecer o mesmo benefício, já que o seu objetivo maior é inovar.

 

Posicione sua empresa inovadora

Uma vez que você tem em mãos um produto revolucionário, é preciso se posicionar no mercado. Uma empresa que faz isso com maestria acaba tornando sua marca mais forte e dá a ela uma reputação de autoridade.

Por isso, é importante que você compreenda bem não somente os problemas que você pode resolver, mas como o seu produto pode oferecer ao seu público-alvo um novo estilo de vida. Por meio dessa relação entre necessidade e solução, você posiciona a sua marca e fortalece o nome da sua empresa.

Essa atitude, além de aumentar as suas chances de sucesso, tem todo o potencial do mundo para fortalecer a sua identidade — elemento fundamental para um empreendimento inovador.

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Divulgue estrategicamente

Agora que você tem a faca e o queijo em mãos, chegou a hora de mostrar ao público a que você veio. Por esse motivo, não basta apenas divulgar a sua solução. É preciso utilizar as ferramentas de comunicação de uma forma inteligente e estratégica.

Entenda como o seu público-alvo consome publicidade e ataque por meio dos veículos mais eficazes para o tipo de produto ou serviço que você oferece.

Faça do seu lançamento um espetáculo

Não deixe passar em branco a chance de fazer do seu produto um verdadeiro evento! Isso é importante não somente para causar um bom impacto de comunicação e atingir um volume maior de pessoas, mas também porque provoca a disseminação involuntária da sua marca.

O buzz gerado por um lançamento explosivo é sempre muito eficaz à empresa. Por isso, desenvolva estratégias inteligentes de inauguração e provoque uma transformação no mercado em que atua.

Uma empresa inovadora de verdade é feita de profissionais que pensam diferente. Por isso, ficar por dentro das tendências atuais e futuras de consumo coloca você em uma posição de vantagem em relação à sua concorrência. Fique de olho nesse quesito e, quando menos perceber, estará colhendo os frutos do seu esforço.

 

Como implementar a Gestão da Inovação na sua empresa
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Mestre em Direito Penal Econômico Internacional e Especialista em Propriedade Intelectual.