Quando falamos em obtenção de patentes para startups, a proteção da inovação e dos inventos é a primeira coisa que vem a nossa mente. Isso acontece porque pensamentos diferentes e inovadores estão na essência deste modelo de negócio, existindo uma necessidade real de resguardar essa matéria-prima.

Contudo, os benefícios de obter  a patente do que foi inventado não param por aí. O próprio crescimento da startup pode ser afetado por essa simples medida.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra alguns benefícios da obtenção de patentes para startups!

1. Atrair novos clientes e investidores

Um dos grandes desafios das startups é a atração de novos clientes e investidores. As pessoas geralmente têm receio de colocar dinheiro em algo novo e incerto, preferem muitas vezes confiar no retrospecto, em vez do projeto.

Nesse contexto, as empresas iniciantes precisam investir em dados objetivos que reduzam o risco do negócio e evidenciem a possibilidade de crescimento rápido, preferencialmente no curto ou médio prazo. Só assim, vão encontrar interessados em financiar seu crescimento, seja comprando produtos ou investindo na companhia.

Por isso, uma das medidas que aumentam a credibilidade e a segurança da empresa é proteger suas criações, suas invenções por meio de patentes. Tal providência não só revela o zelo dos gestores com a propriedade da startup, como também evita a exposição da empresa ao risco de “roubo” de ideias e processos judicias.

2. Gerar novas receitas

O registro das patentes de uma startup pode agregar valor a empresa como um todo. Vejam alguns exemplos:

  • garantia de uso exclusivo em todo o país;
  • possibilidade de extender a proteção para mais de 180 países, através de procedimento simplificado;
  • reserva de mercado por um longo período, podendo impedir até mesmo processos ou produtos que não sejam exatamente como os seus, mas que sejam equivalentes;
  • prova da seriedade dos gestores da startup.

Com efeito, abrem-se inúmeras possibilidades de negócio. A inovação, a invenção, quando bem cuidadas, podem representar o coração do negócio. E em uma startup, como falamos, inovar, invenção é o seu DNA.

Se a startup tem exclusividade no que desenvolveu terá uma vantagem muito grande na hora de negociar com fundos de investimento para um possível aporte ou até mesmo venda do negócio. Ter a patente será como um seguro para o investidor.

Aliás, as patentes podem ser apreciadas e precificadas, integrando o patrimônio da empresa. Logo, facilitam eventuais empréstimos, muitas vezes úteis a continuidade do negócio

3. Evitar surpresas desagradáveis

Sempre que pensamos em algo novo, corremos o risco desse algo não ser tão novo assim. Ao não garantir o registro, estamos expostos ao risco de colocar no mercado um produto que invada as patentes legalizadas por um terceiro.

Leia também:  10 patentes estranhas registradas pelo Google

Então, o resultado pode ser uma longa batalha judicial, em que não raras as vezes o sucesso é imprevisível.

Por isso, ao buscar a proteção da invenção, a startup certamente será orientada a realizar uma pesquisa de anterioridades, justamente para indicar se já não existe nada igual. Agora, é claro que se a startup já tiver conhecimento de algo semelhante ao que está desenvolvendo, deve certamente realizar o que chamamos de FTO.

4. Proteger seus principais ativos

Agora que você já conhece outros benefícios, vamos voltar ao principal motivo de proteger a inovação e invenções por meio de obtenção de patentes para startups: proteger os ativos da empresa.

A inovação é o fio condutor de uma startup, perdê-la significa jogar no lixo anos de dedicação e esforço.

Por sua vez, a patente é uma espécie de seguro contra “roubos e coincidências”. No primeiro caso, estamos protegidos contra aproveitadores; no segundo, reduzimos a possibilidade de disputadas judiciais.

Sendo assim, pensar no registro de patentes para startups é, acima de tudo, uma medida necessária.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe! Ficaremos felizes em esclarecer suas dúvidas e ajudar nas providências para o registro de suas patentes.