Os motivos que levam uma pessoa a empreender são inúmeros: é possível que seja um projeto antigo que esteja saindo do papel, também existe a chance de ter formalizado sua atividade em função da necessidade de emissão de notas fiscal, ou mesmo como uma alternativa de retorno ao mercado de trabalho, dessa vez como dono do próprio negócio. A verdade é que, independentemente das razões que impulsionaram o início de uma jornada empreendedora, é importante sempre estar atento aos principais riscos de ser um dono de empresa.

É essencial estar preparado para os desafios que estão por vir, tanto no começo do negócio, como depois, quando já estiver em um momento mais estável. Muitos entendem que os riscos estão apenas no início da empresa. Realmente, existe um período teoricamente bastante instável no começo, mas os principais riscos de empreender estão espalhados por toda linha da vida da empresa. Cada momento tem o seu motivo de atenção e preocupação. Leia este post para entender os cuidados que você deve ter ao ser o dono do próprio negócio.

O que considerar na hora de decidir por empreender

Tomar a decisão por empreender não é um passo fácil para se dar. É necessário ter coragem e estar disposto a correr alguns riscos. Mas antes de pensar nisso, é importante saber o que considerar para não errar na hora de tomar essa atitude. Ou, pelo menos, analisar os cenários para diminuir os possíveis riscos. Alguns dos pontos são:

Identificar se há perfil empreendedor
Diminuir os riscos é possível, mas eles sempre vão existir. Portanto, deve-se analisar se há um perfil empreendedor por trás de quem está empreendendo. Ou seja, se a pessoa que vai ser dona do próprio negócio tem as características principais de um empreendedor de sucesso. Seja honesto consigo mesmo nessa análise. Isso é essencial para evitar possíveis frustrações.

Analisar o momento do mercado
Você já analisou como está o mercado dentro do qual sua empresa estará inserida? Identificou seu público-alvo e o que tipo de solução ele está buscando no momento? Deu uma estudada nos seus futuros concorrentes e verificou suas estratégias? Tudo isso é muito importante que se faça antes de começar o próprio negócio. Faz parte da preparação prévia para os desafios.

Fazer um planejamento financeiro
Talvez esse seja um dos pontos principais deste período pré-jornada empreendedora. Esteja preparado para os custos iniciais do negócio e também para uma quantia pensando na manutenção dos primeiros meses da empresa, enquanto ela ainda não obtiver lucro. É normal investir sem retorno no começo, portanto é necessário estar preparado para isso.

Quais são os riscos de empreender?

Indo bem direto ao assunto e não fugindo muito do quase óbvio, o maior risco de empreender é o negócio não dar certo e se perder dinheiro. Não por acaso, é esse também o grande medo dos novos empreendedores. É por isso que é tão importante fazer um planejamento financeiro e estar atento às mudanças do mercado.

Leia também:  Como acelerar a expansão de uma rede de franquias

Outro risco quase inevitável é a falta de tempo. Você acha que sua vida é corrida? Então é porque ainda nunca empreendeu. O dia a dia do mundo corporativo é frenético. Serão reuniões, treinamentos, parcerias, buscas por investimentos, desenvolvimento de ferramentas, entre muitas outras coisas que vão aniquilar seu tempo livre. Ah, e se não estiver acontecendo nada disso, é bom estranhar porque tem algo errado. Essa é a rotina natural.

Também deve-se considerar um risco de se perder tempo. E não confundir com a falta de tempo já citada. Aqui estamos nos referindo a perder o período que se está investindo no negócio. Esse é um risco menos preocupante se você conseguir tirar aprendizados e lições de suas experiências, e quase sempre se consegue. Mas, para isso, é bom estar atento aos ensinamentos que tudo irá lhe proporcionar.

Alguns cuidados que devem ser tomados

Para encarar essa rotina a mil por hora, não menospreze alguns cuidados essenciais que você deverá tomar, pensando em vários aspectos da sua vida, sejam eles pessoais ou profissionais.

Saúde

Cuidado com a saúde. Isso envolve o lado psicológico em função do alto nível de estresse no qual avocê poderá estar inserido. E também está relacionado com o aspecto físico, por causa do possível sedentarismo por causa da falta de tempo para praticar atividades e esportes. Procure reservar um tempo para a prática de exercícios físicos.

Lazer

Não abandone seus momentos de lazer. É claro que na hora de priorizar essa ou aquela atividade, você irá tender a dar preferência para a sua empresa, o que não é errado. Mas procure gerenciar seu tempo para que seja possível manter esse lado ativo. E isso também falando de família e amigos. Será saudável para você.

Alimentação

É outra preocupação que se deve ter. Está relacionada com a saúde, mas merece um capítulo à parte. Na correria do dia a dia, é normal uma alimentação correta ficar em segundo plano. Refeições rápida, muitas vezes calóricas e pouco nutritivas tendem a se tornarem cada vez mais comuns. Isso deve ser controlado desde cedo para não ter consequências perigosas.

Quais são as responsabilidades do dono de um negócio?

Realmente são muitas as responsabilidades. Mas nada que boas doses de preparo, organização e informação não ajudem a resolver. Então vamos entender quais são algumas das principais responsabilidades de um dono de empresa.
Para começar, é necessário que a empresa esteja regularmente inscrita nos órgãos competentes. A pessoa jurídica precisa estar devidamente constituída através da emissão do CNPJ, deve ter inscrição municipal, alvará e contrato social (ou requerimento de empresário) autenticado pela Junta Comercial.

Leia também:  Espionagem Industrial: proteja os dados da empresa com essas 4 dicas

Uma das mais importantes responsabilidades sobre a qual o dono da empresa precisa estar atento é quanto à emissão de notas fiscais. Faturar sem emitir notas fiscais pode configurar o crime de sonegação e obviamente as consequências negativas para a empresa podem ser enormes.

O empresário também precisa estar antenado com as obrigações trabalhistas relacionadas à admissão e demissão de colaboradores. A recomendação é que todos os empregados sejam registrados no regime CLT, dentro do qual incidem mensalmente o INSS e o FGTS.

No cenário fiscal e contábil, também há obrigações da empresa, sobretudo com relação às informações que devem ser periodicamente declaradas ao governo. Algumas delas são o SPED Contábil, o SPED Fiscal e a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte).

As vantagens de empreender

Como vimos, realmente abrir uma empresa não é uma decisão fácil. Existem muitos riscos e possíveis percalços no meio do caminho. Logo, há de se tomar alguns cuidados e deve-se estar preparado para os desafios que vêm pela frente. Mas, como todo risco quase sempre traz consigo uma recompensa, também há o outro lado da moeda. Existem muitas vantagens em empreender.

Além da própria formalização da empresa e o consequente maior profissionalismo que é dado ao negócio, atuando como pessoa jurídica, em nome da empresa, é possível comprar carros com desconto, pagar muito mais barato na contratação de planos de telefonia celular e planos de saúde, maior facilidade para comprovação de renda, o que impacta na possível compra de imóveis e na obtenção de vistos, entre outros benefícios.

Conte com um apoio especializado

Para tudo isso ser feito da forma mais correta e profissional possível, é altamente recomendado que se conte com uma ajuda especializada para este momento tão importante. Existe uma série de áreas com as quais deve se ter atenção em cada momento da jornada empreendedora.

Mas, para começar, é essencial contar com uma assessoria jurídica e uma consultoria contábil para se certificar de que se está fazendo a escolha mais correta com relação ao formato jurídico, o porte da empresa e o regime tributário.

A Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.

Mestre em Direito Penal Econômico Internacional e Especialista em Propriedade Intelectual.